domingo, 15 de março de 2009

Beatriz


Há pouco tocou o telemóvel. Achei estranho uma chamada de um número fixo desconhecido.
Atendi, algo apreensiva. Afinal, era a Maria (chamemos-lhe assim), uma miúda que foi minha aluna há três anos e que, curiosamente, faz anos no mesmo dia que eu. Fiquei contente de a ouvir, pois já há algum tempo que não sabia nada dela. A Maria apresentava necessidades educativas especiais e vivenciou problemas muito complexos, a nível familiar e económico. É uma rapariga meiga, tímida e muito carente.
Estabeleci com ela laços afectivos, aliás como com todos os outros alunos que vivem situações dramáticas, de grande sofrimento e ambivalência.
Presentemente, já não frequenta a escola e ligou-me para dizer que já tem uma filha!...Fiquei alguns segundos sem palavras...Nasceu a Beatriz e vive em casa do pai com a bebé.Se antes, a situação familiar já era complicada, imagino agora com mais uma boca para alimentar...Não sei se ela terá noção plena do que se está a passar, realmente na sua vida... Que incertezas e ansiedades povoarão o seu coração?!...Que interrogações inundarão a sua alma?!...
Amanhã ligo-lhe para ver se posso ajudá-la de alguma forma...Para ela um grande beijinho de força e de coragem nesta nova fase da sua vida!